Com o projeto "a-eHSP90 - Anticorpo para tratamento de cancros metastáticos", a PHARMIS tem como objetivo desenvolver um anticorpo que iniba a proteína HSP90 extracelular e, consequentemente, minimizar o potencial de aparecimento de metástases em doentes concológicos. Pretende-se assim obter um tratamento que promova, por um lado, o incremento da taxa de sobrevivência de pacientes que sejam diagnosticados com esta doença e, poroutro, uma melhor qualidade de vida dos mesmos.
O anticorpo em desenvimento será caracterizado relativamente às suas caracteristicas funcionais e testado em modelos animais de melanoma. O alvo terapêutico, o e-HSP90, será validado in-vitro em linhas celulares tumorais provenientes de diferentes tecidos e em biópsias de pacientes oncológicos. Incluído no presente projecto está igualmente contemplado o desenvolvimento do processo de produção do referido anticorpo. O novo anticorpo será amplamente caracterizado de acordo com as mais recentes directivas regulamentares europeias.
O presente projecto tem vindo a ser desenvolvido em parceria com diversas entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, nomeadamente o Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto, Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Unbiversidade de Lisboa e a Fundação Champalimaud.
No final do projecto prevê-se terdesenvolvido este novo anticorpo terapêutico até ao início dos ensaios clínicos regulamentares, cuja realização é essencial para a constituição do dossier de medicamento experimental.
Designação do Projeto: Anticorpo para tratamento de cancros metastáticos - a-eHSP90 Códigodo Projeto: LISBOA-01-0247-FEDER-010080 Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Entidade Beneficiária: Pharmis Biofarmacêutica Lda. Datade Aprovação: 11/04/2016 Datade Início: 01/11/2015 Datade Conclusão: 31/01/2018 Custo Total Elegível: 533 425,73€ Apoiofinanceiro da União Europeia: FEDER - 213 370,29€ |